Começa nesta quinta-feira (25/5), na praça Tancredo Neves, o evento “Educação para o Trânsito com Diversão”. Realizado pela Prefeitura de Contagem, a atividade vai até o dia 31 de maio, e contará com uma série de ações educativas voltadas para o público infantil, como a transitolândia, apresentações teatrais, óculos de realidade virtual, espaços interativos e oficinas de arte que estimulam a criatividade, permitindo o contato, a interação e a participação das crianças.
O projeto faz parte da programação da décima edição do movimento Maio Amarelo no município e terá entrada gratuita para todos. De segunda a sexta-feira, as atividades acontecem de 8h às 17h, e no sábado e domingo, de 10h às 17h. A expectativa é de que cerca de 500 crianças visitem diariamente o local.
As ações que serão desenvolvidas buscam cumprir um papel fundamental para a formação da consciência do público infantil e dos responsáveis por atitudes que promovam um trânsito seguro e diminua o número de acidentes e mortes nas estradas.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de 2013 a 2022, 1.330 crianças, de 0 a 14 anos, morreram vítimas de acidentes de transporte terrestre. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são os que mais tiram a vida de crianças até 14 anos no Brasil.
O evento, coordenado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) e a Secretaria Municipal de Educação, tem o patrocínio da Tambasa Atacadista, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e apoio da Vilma Alimentos, Copasa e Polícia Rodoviária Federal.
Ações do “Viva a Via”
O “Viva a Via” é uma realização da MH Produções Culturais, em parceria com a Prefeitura de Contagem, via Transcon, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, e surgiu com a proposta de intervenção firmada na mobilização social da população, democratizando o acesso à cultura, principalmente voltado para o público infantil e de baixa renda.
Além do evento na praça, o projeto está presente em diversas ações de trânsito da Transcon, como blitz educativa, instalação de antenas corta-pipa em motocicletas e atividades nas faixas de pedestre e semáforos.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento que teve início em 2014, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito no mundo inteiro.
O mês de maio foi escolhido devido a Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011. Na celebração de dez anos, o foco da edição de 2023 está voltado, com maior destaque, para os motociclistas.